Novas tecnologias auxiliam serviços na construção civil

Uma trena que mede a distância sozinha e totalmente digital, e máquinas que enviam informações para o celular. Este é novo cenário da construção civil e que tem ganhado cada vez mais espaço nas obras, segundo empresários. De acordo com eles, com a ajuda da tecnologia, os serviços são realizados de forma mais rápida.

O gesseiro Diego Rodrigues Nogueira, de Itapetininga (SP), conta que com a tecnologia conseguiu agilizar seu serviço. Antes tinha que ficar com a trena para não errar nenhum centímetro, agora, em questão de minutos, consegue medir uma área grande com precisão usando trena digital.

“Por ainda ter uma empresa pequena, eu como proprietário tenho que executar várias funções. Tem que fazer o orçamento, compra do material, execução do serviço e receber. Então precisava otimizar o tempo o máximo possível. Esse equipamento, no meu caso, foi excelente”, explica.

Desde que trocou seus equipamentos manuais pelos digitais, Diego afirma que tem economizado tempo.

“Percebi que precisava desse equipamento quando fui medir uma obra em um condomínio de tamanho considerável e levei três horas para tirar a medida. Com a trena elétrica, levaria 20 minutos para fazer o mesmo serviço”, afirma.